RESERVA INDÍGENA DO RIO SILVEIRAS

  • Grau de dificuldade: médio;
  • Distância: 1,5 km (trilha do Rio das Antas); 2 km (trilha da cachoeira do Rio Silveiras);
  • Tempo médio do percurso: 50 min (primeira trilha) e 1,5 hr (segunda trilha).
  • Tempo total: 4-5 horas

Localizada em Boracéia, apenas 1 km em sentido à serra, a Reserva Indígena Tupi-Guaraní abriga 120 famílias de índios em 948,40 hectares e conta com uma escola especial para aproximadamente 350 crianças indígenas. Preservando sua cultura, os nativos mantém as práticas comuns como a caça, cultivo de palmito, mandioca e milho, confecção de armamentos e pintura tradicional.

Nosso passeio começa com a trilha em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica, especialmente neste roteiro somos acompanhados por um guia indígena, com destino aos rios de águas cristalinas e cachoeiras, percorremos as trilhas mostrando muitas curiosidades como os diversos animais e plantas, pegadas de grandes Antas, Pacas e Cutias, além do que é apresentado pelo guia indígena.

Voltando da trilha, conhecemos um pouco da cultura deles bem de perto, podendo conversar com o Pajé, o Cacique e as famílias que vendem seus belos artesanatos e armamentos, bem como, fazem a pintura no corpo dos turistas. A experiência é única, é como mergulhar no tempo alguns milhares de anos atrás e observar as maravilhas de um Brasil virgem e primitivo, livre das tendências da modernidade.

Abordagens didáticas: História do Brasil, Distribuição da Espécie Humana, Ecologia básica, Biologia da Fauna, Biologia da Flora, Geologia, Sociologia.

Voltar