ROTA ARQUEOLÓGICA

Destinos para ingressar literalmente na antiguidade. Ruínas e monumentos históricos nos fazem entender que haviam outros, no mesmo espaço porém em tempos completamente diferentes. Uma atividade super atrativa para aqueles que gostam de conhecer e ver de perto uma cultura antiga e construções milenares sem precisar ter que viajar horas. Esses roteiros estão mais perto do que se possa imaginar.  

*Para esses roteiros basta consultar nossa equipe de concierges para checar disponibilidades e cotações; 

Sítio são francisco

(foto Alexandre Ranali)

A tradição oral dos velhos caiçaras fala que o local foi propriedade de um cruel proprietário de escravos que em troca de riquezas fez um pacto com o diabo, mantendo-o preso em uma garrafinha sob sua cama. Durante uma viagem do rico fazendeiro, sua esposa encontrou a garrafa soltando o diabo e causando a morte do senhor. Em meio ao velório, uma súbita ventania aconteceu apagando todos os lampiões e provocando o desaparecimento do corpo. Pouco depois, um forte raio iluminou a fazenda e todos ali presentes viram o diabo em cima da Casa Grande carregando o corpo do fazendeiro. Tal fato, provocou a fuga de todos os moradores e o abandono completo do local. O sítio é de extrema beleza, com uma vista magnífica sobre o bairro de São Francisco e o Canal de São Sebastião.

As primeiras escavações ali realizadas permitiram recuperar uma expressiva quantidade de vestígios arqueológicos possibilitando obter importantes informações sobre os ocupantes daquelas instalações. Muitas das peças retiradas do local estão expostas no Arquivo Histórico no centro da cidade.

FONTES: NATURAM &  Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

SÍTIO HISTÓRICO MORRO DO ABRIGO

(foto Alexandre Ranali)

Trata-se de ruínas provavelmente de uma antiga fazenda da época do Brasil Colonial, caracterizada pela presença de restos construtivos em pedra e barro (paredes e alicerces), ocupando uma área de aproximadamente 1.000 m² em terreno situado no meio de um bairro residencial.

FONTES: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

ESPAÇO CULTURAL BATUÍRA

(foto Alexandre Ranali)

Um espaço de natureza colonial caracterizado por edificação oitocentista erigida em alvenaria de pedra com vedos internos em alvenaria de tijolos e pau a pique. Os arqueólogos localizaram bolsões de descarte com fragmentos de cerâmica de produção regional, faiança e grés.

FONTES: Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo

VOLTAR