CACHOEIRAS

Mais do que relaxar nas águas geladas e sempre correntes de uma cachoeira, chegar até elas é uma verdadeira aventura. Um passeio que não pode faltar no seu roteiro de uma viagem ao nosso belíssimo litoral. A seguir, algumas cachoeiras que indicamos aos nossos hóspedes: 

CACHOEIRAS RIBEIRÃO DO ITU

 

  • Grau de dificuldade: Médio

  • Extensão total: 1.2 km (primeira cachoeira), 1,5 km aproximadamente (segunda cachoeira); 2 km (terceira cachoeira)

  • Tempo médio do percurso: 30 min (primeira cachoeira) e 50 min (segunda cachoeira).

 

As cachoeiras ficam localizadas no bairro de Boiçucanga em direção à Serra do Mar, a transformação da paisagem é evidente quando nos aproximamos do começo da trilha, a qual conta com estacionamento e banheiro. O ecoturista já começa a trilha com aventura, atravessando o pequeno rio de Ribeirão de Itu e entrando na trilha em meio à floresta que se mistura com a mata ciliar do rio, proporcionando um ambiente natural de riqueza em espécies e com alta umidade. A trilha segue um ritmo confortável sem trechos muito íngremes, ultrapassando os obstáculos naturais como árvores caídas, raízes de árvores enormes e eventualmente nos deparando com os moradores locais, como alguns pequenos mamíferos, inúmeros anfíbios, aves de cores estonteantes e árvores centenárias com o Guanandí e o Jequitibá. O esforço da trilha é compensado pela exuberante vegetação e pelas belas cachoeiras e piscinas naturais que o Ribeirão de Itu oferece aos visitantes ao longo de seu percurso.

CACHOEIRAS SERTÃO DO CACAU

 

  • Grau de dificuldade: Médio;
  • Distância: 1 km (primeira cachoeira) e 1,3 km (segunda cachoeira) aproximadamente;
  • Tempo médio do percurso: 30 min (primeira cachoeira) e 1 hr (segunda cachoeira).

 

As cachoeiras ficam localizadas a fundo no bairro do Sertão de Camburi em direção à Serra do Mar dentro de uma floresta que representa muito bem a exuberância da Mata Atlântica. Esta trilha é pouco conhecida e inserida no interior da floresta, tem seu percurso em meio à vegetação densa e seu trajeto é fácil de ser percorrido, sendo ótima para o trekking, passa por incontáveis poções, hidromassagens, quedas d’água e árvores Figueiras-parda gigantes com mais de 12 metros bem no meio do caminho. Os destinos finais encontrados ao longo do percurso total são piscinas naturais de água cristalina com grandes quedas d’água ao fundo e cercadas pela floresta, ótimas para nadar e aproveitar a incrível sensação de estar em um lugar preservado com uma empresa responsável.

CACHOEIRA BARRA DO UNA

 

  • Grau de dificuldade: Médio;
  • Distância: 2 km (primeira cachoeira) e 2,5 km (segunda cachoeira) aproximadamente;
  • Tempo médio do percurso: 40 min (primeira cachoeira) e 1 hr (segunda cachoeira).

 

Localizada no “sertão” da Barra do Una, poucos quilômetros em sentido às serras estão as corredeiras dos rios que formam o Rio Una, que tem toda sua exuberância descendo a floresta por entre rochas gigantes, poções e pequenas cachoeiras. Está é uma das regiões mais preservadas de São Sebastião, concentrando a maior biodiversidade de anfíbios do mundo, em uma floresta que é a mais rica de todas, sendo assim, um caminho perfeito para a contemplação da natureza de maneira segura e com aventura.
A trilha é espaçosa e começa muito tranquila, sem subidas ou descidas exageradas, sendo ótima para o público em geral, seguindo sempre o rio que oferece muitos pontos para se aproveitar, como os vários poções.
Após uma relaxante caminhada de 40 minutos, chegamos na Cachoeira do Chuveiro, com 2 quedas d’água onde podemos entrar debaixo e sentir toda a energia envolvida, sem contar a paisagem do local. Seguindo mais 20 minutos na trilha chegamos no local de tirar o fôlego com a Cachoeira do Escorrega, onde a vegetação da espaço para o grande rio que passa por cima das rochas gigantescas, formando um grande escorrega que cai no lago.

voltar