trekking
O que é trekking?
O trekking, mais conhecido por caminhada ou marcha de montanha, vai ao encontro das pessoas que procuram espairecer e desanuviar a mente.
É um esporte para ser praticado ao ar livre, que tem vindo a crescer em todo o mundo, abrangendo todos os tipos de pessoas.
A sua prática consiste em conhecer uma determinada região, os seus ambientes físicos, biológicos, históricos, sociais e culturais.
As pessoas que praticam o trekking têm a oportunidade de desfrutar do contato com a natureza, cercado de belas paisagens em locais conhecidos por poucos, o qual consiste no partir para o desconhecido de maneira segura, explorar uma nova região, poder observar as incontáveis plantas e animais.
Reserva Indígena do Rio Silveiras
- Grau de dificuldade: médio;
- Distância: 1,5 km (trilha do Rio das Antas); 2 km (trilha da cachoeira do Rio Silveiras);
- Tempo médio do percurso: 50 min (primeira trilha) e 1,5 hr (segunda trilha).
- Tempo total: 4-5 horas
Localizada em Boracéia, apenas 1 km em sentido à serra, a Reserva Indígena Tupi-Guaraní abriga 120 famílias de índios em 948,40 hectares e conta com uma escola especial para aproximadamente 350 crianças indígenas. Preservando sua cultura, os nativos mantém as práticas comuns como a caça, cultivo de palmito, mandioca e milho, confecção de armamentos e pintura tradicional. Nosso passeio começa com a trilha em meio à vegetação nativa da Mata Atlântica, especialmente neste roteiro somos acompanhados por um guia indígena, com destino aos rios de águas cristalinas e cachoeiras, percorremos as trilhas mostrando muitas curiosidades como os diversos animais e plantas, pegadas de grandes Antas, Pacas e Cutias, além do que é apresentado pelo guia indígena. Voltando da trilha, conhecemos um pouco da cultura deles bem de perto, podendo conversar com o Pajé, o Cacique e as famílias que vendem seus belos artesanatos e armamentos, bem como, fazem a pintura no corpo dos turistas. A experiência é única, é como mergulhar no tempo alguns milhares de anos atrás e observar as maravilhas de um Brasil virgem e primitivo, livre das tendências da modernidade.
trilha da praia brava
- Grau de dificuldade: Médio
- Extensão: 3 km, aproximadamente
- Tempo total: 3 a 4h
A Praia Brava está localizada entre as praias de Maresias e Boiçucanga sendo acessada somente pela trilha ou através de embarcações pelo mar. A trilha da Praia Brava exige um bom preparo físico e foi classificada com grau de dificuldade médio, tem aproximadamente 3 km de extensão em uma trilha única. Com trechos íngremes e escorregadios, o local é marcado pela sua total conservação em meio à rica Floresta da Mata Atlântica, contando com diversos pontos turísticos como os mirantes, cachoeirinha, costão rochoso, e por fim, a praia paradisíaca de areia branca. A trilha dura em media 1 h de caminhada até a praia, grande parte sombreada e com riqueza em detalhes proporcionados pelas espécies de plantas e animais, apresentados pelos Biólogos. Chegando ao seu destino encontrará 500 m de areias brancas e limpas com ondas fortes e boas para a prática do surf. A praia possui um riacho no meio da praia com água limpa e cristalina que forma piscinas naturais. Próximo ao costão rochoso do canto direito, o visitante encontrará uma entrada para uma pequena trilha de 15 m, onde encontrará a uma queda d’água de aproximadamente 3 metros cercada da floresta.